domingo, 29 de abril de 2012

MATEMÁTICA E ARTE

TV Cultura - Brasil: http://www2.tvcultura.com.br/artematematica/home.html

Matemática X Inclusão

Pesquisas sobre a inclusão de alunos com necessidades especiais no Brasil e a aprendizagem em Matemática.
Trata-se de um artigo, de cunho teórico, que faz um levantamento bibliográfico, no período de 2001 a 2010, sobre a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas escolas brasileiras, sobretudo no que se refere ao ensino e aprendizagem de matemática.

Acesse o artigo completo em:
http://cimm.ucr.ac.cr/ocs/index.php/xiii_ciaem/xiii_ciaem/paper/viewFile/1336/545

Número Mágico

O Número Mágico
O número 1089 é conhecido como número mágico. Veja por que:
Escolha qualquer número de três algarismos diferentes.  Por exemplo, 875.
Agora escreva este número de trás para frente e subtraia o menor do maior, assim:
875 de trás para frente é 578
Subtraindo o menor (578) do maior (875), temos:
875 – 578 = 297
Agora some este resultado com o seu inverso, assim:
297 + 792 = 1089 -  O NÚMERO MÁGICO!
Faça a experiência com qualquer número de três algarismos diferentes e verá que o resultado será sempre 1089.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

O que é um número capicua?

O que é um número capicua?


Um número é capicua quando lido da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda representa sempre o mesmo valor, como por exemplo 77, 434, 6446, 82328.

Para obter um número capicua a partir de outro, inverte-se a ordem dos algarismos e soma-se com o número dado, um número de vezes até que se encontre um número capicua, como por exemplo:

Partindo do número 84: 84+48=132;132+231=363, que é um número capicua.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Matemática - Método visual de multiplicação

Boas-vindas

Olá!

Sejam bem-vindos ao nosso blog!
Esse blog será um espaço pra falar das curiosidades da matemática, relatos de experiências do dia-a-dia, textos matemáticos, dúvidas , críticas ou qualquer outra coisa relacionada à Matemática.
Desde já, agradecemos sua participação.

Beijo grannnnnnnnnnnnn.....de!